27 agosto 2011

Campanha de Natal 2009


Postagens nem um pouco cronológicas, eu sei... Primeiro a de 2010, agora a de 2009 e, em breve, a deste ano. O fato é que todas as campanhas de Natal, a meu ver, são definidas pelo mesmo adjetivo: desafiadoras!
Falar sobre essa época do ano no meio publicitário talvez seja um dos momentos mais esperados pelo redator e pelos designers. Em 2009, a equipe de criação da PAULUS enxergou o Natal como o "tempo do bem", de espalhar o bem agindo em unidade com o amor, a fé, a atenção para com o próximo. O dente-de-leão foi a imagem que encontramos para simbolizar essa ação: cada pétala leva consigo os desejos, sonhos, esperanças e votos de quem as assopra. E todas encerram o mesmo objetivo: um ano vindouro, próspero, pleno de boas surpresas.
Em cada PAULUS Livraria foram deixados alguns marcadores de página com mensagens escritas pelos próprios clientes que iam realizar suas compras. Depois de finalizarem-nas, eles eram convidados a redigir algumas palavras para oferecer ao próximo comprador, construindo, desse modo, uma infinita (a princípio) corrente do bem! Digo a princípio porque sempre tem alguém que se recusa a participar, que está com pressa, enfim... A gente respeita. E deseja um Feliz Natal, mesmo assim. =)
Em breve apresento a campanha de 2011!

19 agosto 2011

Campanha de Natal 2010

Começa a nascer lá no Marketing a campanha de Natal deste ano. Ainda faltam alguns ajustes entre texto e imagens, mas tudo leva a crer que superaremos expectativas mais uma vez! Enquanto ela não dá as caras por aqui, ou melhor, as renas, aproveito para mostrar a campanha do ano passado, originada a partir do briefing "luz", a palavra-chave de tudo. O objetivo era ressaltar que a presença de Deus, personificada pela estrela sobre os três reis magos — que posteriormente ganha vida em Jesus —, ainda alegra e está presente nos nossos dias. O interessante da arte foi elucidar esse conceito mesclando a conhecida imagem bíblica do nascimento do Salvador com uma cena simples, cotidiana, dos pais próximos ao berço do filho. É a vida se renovando. É aquela luz viva ainda hoje.
As peças são, respectivamente, um marcador de páginas com mensagem padrão e o cartaz da campanha, que ficou exposto nas vitrines das PAULUS Livrarias.



02 agosto 2011

Agindo aqui e colhendo acolá

Este é mais um anúncio feito com gosto para a Cult, edição de agosto/2010. O grande desafio foi conseguir "alinhavar" assuntos tão distintos em apenas uma chamada e um texto. Como falar de teologia, bioética, sustentabilidade e filosofia numa única peça, em poucas palavras e sem saber a pauta da revista?
Passado o susto inicial com a escolha dos produtos, o segredo foi refletir para encontrar o(s) possível(eis) tema(s) em comum que perpassasse(m) as obras. Foi difícil! E confesso que não achei. Então, entre uma pausa, um café e uma bolachinha, acabei me lembrando da importância de construirmos um mundo digno de ser passado à frente. E nada melhor do que cuidar do que temos agora para deixar um legado à altura dos nossos descendentes — que certamente terão de descascar muitos abacaxis se pegarem o bonde andando, sobretudo este dirigido por nós...
Confesso que de todos os assuntos discutidos por estes livros o da sustentabilidade falou mais alto, fazendo surgir a pontinha da linha do novelo. E daí para puxá-la foi um pulo! Escolhi a palavrinha-chave — "presente" — e, graças à ambiguidade que ela encerra [aqui um parêntese num colchete: um dos jogos linguísticos mais interessantes da publicidade], pude elaborar uma mensagem que transmitisse a contento meu objetivo. Ah, e prestem atenção na diferença entre a sombra da árvore e o vegetal em si. A árvore simboliza conhecimento, crescimento. Compilá-lo e praticá-lo é o segredo para a evolução. Por isso que filosofar, alimentar a espiritualidade, preocupar-se com o meio ambiente e agir com ética acima de tudo são os laços de fita do presente que você pode dar para o futuro. E sem tirar um só centavo do bolso!

Bioma Cidade Center Norte: o 1º residencial da Cidade Center Norte

  Bioma  Cidade Center Norte é o marco inaugural da Cidade Center Norte — e, por isso, sua comunicação precisava ir além do produto. O des...