05 agosto 2010

De um extremo a outro


Nos dois últimos posts apresentei meus primeiros trabalhos na PAULUS. Hoje dou um salto no tempo, e do longínquo ano de 2008 vou direto para o dia 4/8/2010.

Este é o último trabalho que fiz, recém-aprovado ontem. Trata-se de um convite de divulgação da XIV Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontecerá em Belém/PA e cujo tema é "África que fala português".

Para desenvolver o texto, tentei enumerar várias das influências que a cultura africana exerceu (e ainda exerce) sobre a brasileira: esportes, religião, vestimenta... mas não queria falar de capoeira, cor de pele, artesanato, nada disso. Nada de lugar-comum. Desejava abordar algo novo e "fresco", mas que ao mesmo tempo fizesse parte do imaginário popular. E existe assunto melhor do que "futebol"? Foi ele que me fez lembrar de todo o "auê" causado pelas vuvuzelas e jabulanis, por conta da Copa do Mundo de futebol — e que, por uma incrível e feliz coincidência, aconteceu na África! Pronto! Estava criada a fórmula: África > vuvuzelas + jabulanis (interpretando: a África é muito mais do que uma corneta colorida e uma bola de couro, por mais tecnológico que ele seja).

As imagens mostram a frente e o verso do convite, que "conversa" diretamente com o professor, responsável por fazer o aluno enxergar a riqueza cultural do continente trabalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bioma Cidade Center Norte: o 1º residencial da Cidade Center Norte

  Bioma  Cidade Center Norte é o marco inaugural da Cidade Center Norte — e, por isso, sua comunicação precisava ir além do produto. O des...