23 agosto 2010

Sinopses do Press Kit (Parte V)


A sexta-feira (20/8) foi corrida por aqui, por isso minha ausência. Estou preparando as sinopses dos livros do próximo catálogo publicado pela PAULUS: o de Filosofia e Ciências Humanas.


Ainda na temática da Bienal (que terminou ontem), hoje apresento-lhes sinopses de livros dos catálogos Bíblico e Teologia.

16 agosto 2010

Sinopses do Press Kit (Parte I)


Além de chamadas e textos publicitários, também sou responsável por redigir as sinopses dos livros da PAULUS. A partir de hoje vou postar algumas* que elaborei para o Kit Imprensa que está sendo divulgado na Bienal do Livro. Desse modo apresento, a cada dia um pouquinho, os tipos de produtos que compõem os catálogos da editora.

Hoje começo pelos títulos de Música & Vídeo e Infantojuvenil.


*Não colocarei aqui todas as sinopses do livrinho justamente para não "viciar" as postagens do blog. A intenção é apenas apresentar mais esse tipo de texto que produzo no trabalho.

13 agosto 2010

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo


Começou ontem, 12, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A PAULUS está presente no evento, levando o que tem de melhor: cultura e informação de qualidade. Para divulgarmos alguns dos lançamentos da editora na maior festa do livro, a equipe de Criação desenvolveu, a pedido da assessoria de imprensa, um Press Kit no qual estão os releases de alguns desses livros, tanto em formato digital (DVD) como impresso (formato 22 cm x 15 cm).


O estande não é temático, diferentemente do da Bienal do Rio de Janeiro do ano passado, em que a PAULUS trabalhou o tema "cinema" a partir do slogan Seja a estrela que você é! (título inspirado em um dos livros da coleção "Terapia Infantil", já exposta neste blog). Mesmo assim, Jorge, o designer responsável pela arte, deu uma identidade para as peças trabalhadas ilustrando-as com pontos turísticos de São Paulo, cidade que recebe o evento.


Acima, à esquerda, há o texto de apresentação que redigi, no qual expus brevemente os ideais e valores paulinos e a relação da editora com a Bienal, tudo isso introduzido por típicas características paulistanas.


Na próxima postagem colocarei algumas das sinopses que produzi e que podem ser encontradas no Press Kit, dividido em 12 seções (em alusão aos catálogos da editora): Infantojuvenil, Educação, Comunicação, Autoajuda, Bíblico, Espiritualidade, Saúde, Teologia, Pastoral, Catequese & Liturgia, Filosofia & Ciências Humanas, Psicologia e Música e Vídeo.

11 agosto 2010

Coleção Biblioteca Infantil

Esta é uma das mais recentes coleções infantojuvenis lançadas pela PAULUS. Seus livros trazem adaptações de histórias dos Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen e até Oscar Wilde, todas ilustradas com um colorido super especial!

Publicado na última edição da revista Páginas Abertas — referente aos meses de julho, agosto e setembro de 2010 —, este anúncio foi muito gostoso de ser escrito, pois as narrativas da coleção são em si muito inspiradoras e "se vendem" com muita facilidade. Eu apenas traduzi com palavras toda a beleza visual que me encantou!

Costumo me divertir bastante ao redigir textos voltados para a educação, sobretudo quando o público-alvo são as crianças e os professores.
Crédito especial ao designer que fez a peça, Rodrigo Tamai. Adorei o efeito "pó de pir-lim-pim-pim" que ele deu! ;-)

10 agosto 2010

Coleção Comunicação


Este anúncio foi publicado na revista Cult, em 2009 (infelizmente não me recordo do mês). Os três livros sinoptizados são da coleção Comunicação, que possui mais de 30 títulos escritos por autores de renome, como Ciro Marcondes Filho e Lucia Santaella.
Nos textos, resolvi abordar o valor e o peso dos conteúdos transmitidos pelos livros, responsáveis por formarem opinião e analisarem criticamente o cenário da Comunicação no Brasil.

09 agosto 2010

Brasileirinhos


Gostei muito de elaborar este anúncio de 4ª capa para a revista Páginas Abertas, publicação da PAULUS. A coleção Brasileirinhos é uma das mais legais de se trabalhar do catálogo infantojuvenil da editora, pois ela conta resumidamente e de modo muito encantador, em cada lançamento, a vida de alguma personalidade brasileira, seja do campo das artes, da música, da política, da literatura... isso permite levar ao mundo do jovem leitor nomes exponenciais de nossa cultura, como Machado de Assis, Clementina de Jesus e Tarsila do Amaral. Minhas primeiras tentativas de texto publicitário enveredaram para o ramo musical: queria estabelecer uma relação entre o nome da coleção com o famoso samba "Brasileirinho". Mas infelizmente o espaço era curto demais. Então apenas elenquei os nomes de algumas personalidades trabalhadas pelos livros, apresentei o trabalho da autora e convidei a criança a conhecer a riqueza de nossa cultura. Adorei o resultado!

06 agosto 2010

Mistura Brasileira


Este é um marcador de página feito a pedido da Divulgação (departamento que também assessoro conforme a demanda de trabalho) que deverá circular na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Nesta peça são apresentados dois livros da coleção Mistura Brasileira (que também integra o catálogo infantojuvenil da PAULUS): Mitos e lendas do Brasil em cordel e A lenda do saci-pererê em cordel. Além das narrativas, o que mais cativa nos livros é a ilustração, feita com a técnica da xilogravura (em alusão ao cordel, já que as histórias são contadas seguindo esse gênero literário).

Este é mais um dos meus xodós.

05 agosto 2010

De um extremo a outro


Nos dois últimos posts apresentei meus primeiros trabalhos na PAULUS. Hoje dou um salto no tempo, e do longínquo ano de 2008 vou direto para o dia 4/8/2010.

Este é o último trabalho que fiz, recém-aprovado ontem. Trata-se de um convite de divulgação da XIV Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontecerá em Belém/PA e cujo tema é "África que fala português".

Para desenvolver o texto, tentei enumerar várias das influências que a cultura africana exerceu (e ainda exerce) sobre a brasileira: esportes, religião, vestimenta... mas não queria falar de capoeira, cor de pele, artesanato, nada disso. Nada de lugar-comum. Desejava abordar algo novo e "fresco", mas que ao mesmo tempo fizesse parte do imaginário popular. E existe assunto melhor do que "futebol"? Foi ele que me fez lembrar de todo o "auê" causado pelas vuvuzelas e jabulanis, por conta da Copa do Mundo de futebol — e que, por uma incrível e feliz coincidência, aconteceu na África! Pronto! Estava criada a fórmula: África > vuvuzelas + jabulanis (interpretando: a África é muito mais do que uma corneta colorida e uma bola de couro, por mais tecnológico que ele seja).

As imagens mostram a frente e o verso do convite, que "conversa" diretamente com o professor, responsável por fazer o aluno enxergar a riqueza cultural do continente trabalhado.

04 agosto 2010

Segundo "filho"



Juntamente com o anúncio da postagem anterior, este aqui também saiu na Páginas Abertas. Ele foi o meu segundo "filho", exibido na 3ª capa dessa revista. A peça apresenta a coleção Terapia Infantil, outra compilação muito interessante de livros do catálogo infantojuvenil da PAULUS. De modo natural e em linguagem acessível a crianças e jovens, eles tratam de assuntos delicados, ainda estranhos ao universo dos pequenos e difícieis de serem compreendidos por eles, como a morte (dos pais, dos avós e do animalzinho de estimação), o câncer, o divórcio, a inveja e o ciúme que os acomete com a chegada de um(a) irmãozinho(a).

Terapia Infantil possui mais de 30 volumes, e seu último lançamento foi Quando mamãe ou papai morre — Um livro para consolar as crianças, em setembro de 2009.




03 agosto 2010

O início de tudo


Este anúncio é um dos meus xodós, o primeiro trabalho que fiz na PAULUS. Nele há uma série de produtos da editora que podem ser usados em sala de aula para trabalhar a disciplina de música, que no prazo de três anos deve ser acrescentada à grade curricular dos estabelecimentos de ensino.

Para elaborá-lo, quis fazer uso de um dos recursos linguísticos que mais me cativam na linguagem publicitária: a ambiguidade. Por isso, pensei em associar dois dos inúmeros sentidos que a palavra "nota" pode ter: o de um número ou conceito obtido pelo aluno em uma avaliação ao dos sinais gráficos representativos das notas musicais. E falando diretamente com o professor, público-alvo da revista Páginas Abertas (veículo em que foi anunciada a peça), alerto-o para o fato de que seus alunos terão de preocupar em obter não apenas mais uma nota para passarem de ano, mas sim em aprender a beleza dos sons contida em cada nota da escala musical.
Acho que para um primeiro trabalho deu super certo!

Bioma Cidade Center Norte: o 1º residencial da Cidade Center Norte

  Bioma  Cidade Center Norte é o marco inaugural da Cidade Center Norte — e, por isso, sua comunicação precisava ir além do produto. O des...