Em maio de 2010, a livraria Paulus da Praça da Sé comemorou 60 anos de existência. Para elaborar o texto do folder acima, que foi o convite da livraria enviado aos seus clientes, mergulhei com tudo na biografia do padre e bem-aventurado Tiago Alberione, fundador da família paulina. Seu ponto de vista para a época (início do século 20) com relação à Palavra de Deus era extremamente inovador: divulgá-la por meio dos meios de comunicação social, como livros, jornais, revistas, rádio, televisão e agora, internet. A frase "as livrarias são a Igreja moderna", citada no folder, exprime muito bem o profundo elo que deve haver entre o pronunciamento do Evangelho com a comunicação. Graças a esse homem visionário, a família paulina e mais três fundações ganharam vida (a saber: Irmãs Apostolinas, Pias Discípulas e Pastorinhas). E com elas vieram, gradualmente, as 29 livrarias Paulus hoje existentes em todo o território nacional!
Feita essa breve (mas não tão detalhada) introdução sobre os ideiais de Alberione, tratei de frisar para o leitor a importância que ele, enquanto cliente, teve e ainda tem para a existência da Paulus. Se se pôde comemorar tão importante data, é porque ele acreditou e demonstrou interesse pelos ensinamentos difundidos.
Além do texto, também produzi as legendas das fotos da Praça da Sé à época da inauguração da loja.
Um adendo sobre o layout do trabalho: Jorge, o designer responsável pela peça, e eu queríamos desvincular a ideia de que tradição e modos retrógrados andam juntos. Para tanto, ele optou por trabalhar o conceito do construtivismo russo nas imagens, um importante movimento estético iniciado na Rússia a partir de 1919. Confessemos: releitura pra lá de interessante, não? =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário